quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pão integral sem glúten e sem lactose - e pode ser vegano*

Caríssimos, vi essa receita de pão sem glúten e sem lactose no site Cuecas na Cozinha e fiz do meu jeito. Os pães ficaram maravilhosos - no sabor e na textura! Na próxima, vou acrescentar algumas coisas, como castanhas ou chia ou linhaça ou alecrim picado.
(Rende dois pães de 14 fatias cada - formas de pão nº 2: 27,9 x 12,1 x 6,2)

Ingredientes:
2 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sobremesa de sal marinho
400g de farinha de arroz integral
200g de fécula de batata
50g de polvilho doce
1 colher de sobremesa de goma xantana (você compra em loja de produtos naturais) 
20 g (dois envelopes) de fermento biológico seco instantâneo
500ml de água morna
150ml de óleo de milho
2 ovos* 
(*vegano - substitua cada ovo - no máximo dois por receita - por: 1) dissolva 1 colher de sopa de semente de chia em 3 colheres de sopa de água quente e espere 10 min para usar; ou 2) misture 4 colheres de sopa de tofu até formar uma pasta e  acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó; ou 3) misture 4 colheres de sopa de purê de maçã e 1 colher de sopa de fermento em pó e junte à massa. Confesso que nunca usei...)

Modo de fazer
Unte duas formas para pão com óleo de milho e farinha de arroz. Reserve. Em uma vasilha, misture os ingredientes secos. Em outra, bata os ovos com o óleo. Acrescente a água morna (30ºC ou aquela temperatura em que você coloca os nós dos dedos dentro da vasilha e diz: tá morna...) à mistura de farinhas. Misture bem - para o fermento reagir. Acrescente os ovos batidos com o óleo e misture bem com uma colher de pau ou uma espátula até que a massa fique lisinha - sem grumos. Coloque a massa nas formas e deixe-as dentro do forno por 30 min para a massa crescer. Após esse tempo, ligue o forno a 200ºC e asse os pães por aproximadamente 45 min ou até que dourem ligeiramente. Depois de assados, desligue o forno e deixe os pães dentro dele por aproximadamente 5 min. Retire os pães do forno e, se for guardá-los, espere-os amornar (aliás, corte logo umas fatias e besunte-as com Becel ou geleia...hummmm...). Se não for consumí-los imediatamente, convém guardá-los na geladeira, pois não têm conservantes e podem estragar mais rapidamente. Caso deseje congelá-los, você pode cortá-los em fatias e colocar cada pão em um saco para alimentos - as fatias congelam e ficam separadas - e podem ser guardados por até três meses (duvido que durem...). Quando for consumir, pegue a quantidade de fatias necessárias e aqueça-as por uns 40 s no micro-ondas. Ficam como se tivessem saído do forno. Também podem ser aquecidas no forno.




sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Bolo de Mel (lekach) - Receita da Rachel Kaufman

Caríssimos, abrindo as comemorações de Rosh Hashaná, fiz um bolo de mel (lekach), que é sem lactose mas contém glúten. Eis a receita (da minha sogra, Rachel Kaufman):

Bolo de Mel

Ingredientes: 

3 ovos (separe claras e gemas) 
1/2 copo de óleo (eu uso de milho
1/2 copo de Becel
¾ copo de mel
¾ copo de café forte (e frio)
1 copo de açúcar demerara
3 copos de farinha de trigo (eu uso 1 e 1/2 de branca e 1 e 1/2 de integral)
1 colher de sopa de fermento
1 colher de café de cravo em pó
1 colher de sopa de canela em pó a gosto é opcional, mas eu amo)
Se desejar acrescente, amêndoas, nozes, castanhas...

Modo de fazer:

Acenda o forno a 200ºC. Unte, com Becel e farinha de trigo, uma forma redonda, de buraco no meio. Reserve. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira (ou na mão), junte as três gemas e o açúcar e bata até dobrar de volume (a  mistura fica bem clarinha). Acrescente o óleo, a Becel e metade da farinha e bata até agregar. Acrescente o café, o mel e o restante da farinha e bata até agregar. Junte, sem bater, as passas (passe-as antes em um pouco de farinha, para não ficarem só no fundo), as castanhas, a canela, o cravo e o fermento e misture bem. Acrescente as claras em neve e misture lentamente, Coloque a mistura na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 35 min., ou até que, ao espetar o palito, ele saia limpo. Bom apetite! Shaná tová umetuká! Que seu ano novo seja bom e doce!





terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten - uma perdição! E pode ser vegano*

Dia desses, deu uma vontade louca de comer bolo de chocolate. Encontrei uma receita da Rita Lobo e adaptei. Fiz como nessa receita, que segue, sem glúten e sem lactose. Ficou uma delícia - e o "pior": a cobertura é de brigadeiro! Ficou com vontade? Vamos lá:

Ingredientes (bolo):

- 3 ovos (claras em neve)*
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de chocolate em pó (para ser sem lactose e sem glúten, uso o chocolate em pó DOIS FRADES, da Nestlé: https://www.nestle.com.br/site/marcas/nestle/chocolate_em_po/chocolate_em_po_soluvel.aspx)
- 1/2 xícara de óleo de milho
- 1/2 xícara de Becel (http://www.becel.com.br/produtos/becel-original.aspx)
- 1 xícara de água
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 1 colher de sopa de goma xantana (encontrada em casas de produtos naturais - necessária para dar liga em massas sem glúten)
- 1 colher de sopa de fermento

(se você quiser, pode usar, em vez da farinha de arroz, farinha de trigo, só que, aí, conterá glúten)

Ingredientes (cobertura):

- 1 lata de leite condensado ( eu uso Nolac, zero lactose: https://www.itambe.com.br/portal/produtos/marca/9)
- 1 colher de sopa de Becel
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó Dois Frades)

Modo de fazer (cobertura):

Misture os ingredientes e, em fogo baixo, mexa até atingir a consistência de brigadeiro (uns 10 minutos). Utilize morno sobre o bolo.

Modo de fazer (bolo):

Aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma redonda, com buraco no meio, usando 1 colher de sopa de Becel e aproximadamente uma colher de sopa de farinha de arroz. Reserve. Bata as claras em neve e reserve (eu fiz tudo na batedeira, mas você pode fazer à mão). Em outro recipiente, bata as gemas e o açúcar até dobrar de volume (uns 5 minutos). Acrescente a metade do óleo, metade da Becel, metade da água, uma xícara de farinha e bata. Acrescente o chocolate em pó e o restante dos ingredientes e bata até agregar. Fora da batedeira, acrescente as claras à massa e misture delicadamente até agregar. Acrescente o fermento em pó e misture. Coloque a massa e dê batidinhas no fundo da forma, enquato a gira. Leve a massa ao forno e deixe por aproximadamente 30 min. ou até que, ao espetar o palito, ele saia seco. Deixe esfriar, desenforme e cubra com a cobertura morna. Perdição!










* (se você é vegano, uma colher de sopa de chia e três colheres de sopa de água quente equivalem a um ovo. Coloque os ingredientes num recipiente, aguarde uns dez minutos até engrossar e use. Convém substituir no máximo dois ovos. Confesso que nunca tentei.)

Receita de chalá

Caríssimos, bom dia. Atendendo a pedidos, acabo de criar um blog para publicar minhas receitas; porém, antes preciso saber como...rs. Cozinhar é fácil, difícil é entender como lidar com o blog. Bem, vou tentar...e começo publicando a receita da chalá, pão judaico trançado. Aí vai:

Ingredientes

  • 3 x de farinha de trigo branca
  • 3 x de farinha de trigo integral
  • 1 x de açúcar (eu uso o demerara)
  • 4 ovos (para a massa)
  • 1 gema (para pincelar)
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 x de óleo (eu uso o de milho)
  • 1/2 x de Becel* (é a que eu uso. Pode ser manteiga, mas aí não é parve...)
  • +/- 300 ml de água morna
  • 20 g (2 envelopes) de fermento biológico seco.
Modo de fazer

Peneire as farinhas em uma vasilha e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até a mistura dobrar de volume. Acrescente 1 x da farinha, metade do óleo (1/4 de x) e metade da Becel* e bata. Continue a operação até acabar o óleo e a Becel; então, acrescente 1/2 x de água morna. Na farinha que sobrou na vasilha, acrescente o fermento sem hidratar (eu uso o Fermento Biológico Seco Instantâneo - Fleischmann). Junte a mistura da batedeira à farinha restante e acrescente 1/2 x de água morna. Amasse até que toda a farinha esteja agregada (acrescente mais água, aos poucos se necessário. A quantidade de água depende da qualidade da farinha. Eu uso farinha Renata branca e Dona Benta integral). Em uma superfície polvilhada com farinha, sove a massa até que ela se desgrude das mãos. Unte toda a massa com um colher de sobremesa de óleo e devolva-a à vasilha, que deverá ser coberta e reservada por 30 min. Após, separe a massa em duas (rende dois pães); depois, com cada uma, faça seis rolos e trance-os; depois, coloque os pães em formas untadas e enfarinhadas e deixe-os crescer por mais 30 min. Pincele-os com a gema e polvilhe-os com gergelim. Asse-os em forno médio pré-aquecido (+/- 200º) por aproximadamente 30 min ou até dourarem. Bom apetite!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Bolo de banana delícia, pra lá de fácil

Caríssimos, vi uma receita e...dei meu jeito...rs. Ei-la:

Ingredientes

4 ovos
100 ml de azeite* (use um de boa qualidade)
4 bananas nanicas maduras
2 x aveia*
1 x açúcar demerara*
100 g de uvas passas brancas (separe umas 10)
2 c s mel
1 c sob de canela
1/2 c ca cravo
Raspas de noz moscada
Raspas de gengibre
1 pitada de sal
2 c s fermento químico em pó

Obs.: c s = colher de sopa; c sob = colher de sobremesa; c c colher de chá; c ca = colher de café.

* = eu usei um copo de medidas (foto) para todas elas

Modo de fazer:

Acenda o forno, a 200°C. Unte uma forma média, de buraco no meio, com 1 c s de azeite e 2 c s de açúcar demerara. Reserve. Coloque, no liquidificador, os ovos, o azeite e o sal e bata até agregar. Acrescente as bananas em rodelas e bata. Junte a aveia, as especiarias, o gengibre, o mel, o açúcar, as passas (menos as 10) e bata. Desligue o liquidificador e acrescente, sem bater, as 10 passas e o fermento e mexa com uma colher, até misturar bem. Coloque o bolo na forma e leve ao forno por mais ou menos 35 min ou até que, ao espetar um palito, esse saia seco. Esse bolo fica delicioso: fofo, úmido, brilhante e, além disso, é muito saudável!







segunda-feira, 27 de julho de 2015

Torradas de mandioca (macaxeira ou aipim) - zero glúten, zero lactose, veganas...mas, deliciosas!

Caríssimos, como vocês já sabem, vejo uma receita e já tento reproduzir - do meu jeito, sempre. Essas torradinhas, vi no programa da Bela Gil. Fáceis, saborosas e combinam com tudo. Vamos lá:

Ingredientes:

- 500 g de mandioca cozida;
- 2 c s de azeite;
- 1 c c de sal
- 1 x de farinha de arroz.

Modo de fazer:

Descasque e cozinhe a mandioca até ficar bem macia. Espere esfriar, retire os cordões que vêm no meio da mandioca e coloque-a no processador (se não tiver, amasse bem como um purê) juntamente com o sal e o azeite e bata até obter uma massa homogênea. Aos poucos, acrescente a farinha de arroz e bata a cada adição até que se obtenha uma massa maleável como argamassa. Em uma superfície lisa, levemente polvilhada com farinha de arroz, abra a massa com um rolo até chegar à espessura de 2 mm (bem fininha) e corte-a com um copo, formando as torradinhas (ou biscoitos). Coloque-as em uma assadeira antiaderente, não untada e asse-as em forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 20 min. Após, vire as torradinhas e asse-as por mais 10 min ou até que dourem ligeiramente dos dois lados. Rende aproximadamente 40 torradinhas. Caso não queira assar no momento, coque-as primeiramente em uma forma aberta e deixe-as no freezer por aproximadamente 3 horas. Depois, retire-as da assadeira e coloque-as em sacos para congelar. O processo para assar é o mesmo. Ficam maravilhosas e combinam com queijo cremoso, legumes refogados e o que sua imaginação mandar!




quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pãozinho de cará do meu jeito: fácil de fazer, gostoso de comer! Vegano, zero glúten e zero lactose, mas...uma delícia!

Caríssimos, aí vai mais uma de minhas "artes", que acabei de inventar:


Ingredientes:

 
- 700 g de cará* cozido

- 1 cebola pequena

- 2 dentes de alho

- 1 c s de shoiyu

- 1 c café de sal marinho

- 2 c s de azeite

- 300 g de polvilho doce

- 200 g de araruta (caso não encontre, use amido de milho)

 
Modo de fazer:


Descasque e pique a cebola e o alho e refogue ambos com o shoyu e o sal. (Eu não uso óleo para refogar; portanto, vou pingando água até a cebola murchar. Então, deixo dar uma quase queimadinha e desligo). Reserve.

 
* Obs.: o cará, em São Paulo, é  aquele maior e com a casca bem escura (marrom), diferente do inhame - aquele menorzinho, com a casca mais acinzentada.

 
Descasque, corte em rodelas e cozinhe o cará até ele ficar bem macio (cerca de 45 min. Não deixe a água secar - se necessário, acrescente água quente). Espere esfriar.

 
No processador (se não tiver, e o seu liquidificador for bom, use-o), coloque  o cará,  o azeite, a cebola refogada com o alho e bata até a massa ficar como um purê. Acrescente, aos poucos, a araruta e bata. Quando terminar, repita o processo com o polvilho. Caso fique  difícil processar, pode colocar a massa em uma vasilha e terminar de amassar com as mãos. A textura da massa é a de "rejunte"...Molde os pãezinhos, coloque-as em uma assadeira sem untar e leve-os ao forno a 200° por 40 min ou até dourar. Ficou uma delícia com cottage Lacfree Verde Campo http://www.verdecampo.com.br/produtos/. Ah, a massa rendeu 40 pãezinhos. Assei 15 e congelei o resto. Depois, tirei do freezer e coloquei direto no forno, pelo mesmo tempo. Deu super certo! Para congelar, coloque os pãezinhos em uma assadeira e leve-os ao freezer, sem cobrir, por pelo menos 3 horas. Após esse tempo, retire-os da assadeira e coloque-os em saquinhos para alimentos - eles ficam congelados um a um. Depois, é só retirar a quantidade desejada e assar, sem descongelar. Hummm...
 


Pãozinho de Mandioquinha - também conhecida como batata baroa

Pãozinho de mandioquinha (também conhecida como batata baroa). É vegano, zero glúten...mas, é uma delícia (rs)...

Vi essa receita no site da Bela Gil - e fiz do meu jeito...Aí vai:
quarta-feira, 8 de julho de 2015
16:56
Ingredientes:

- 500 g de mandioquinha cozida, amassada como purê (deixe esfriar)
- 250 g de polvilho doce
- 250 g de polvilho azedo
- 2 c c de sal marinho
- 1 x de óleo de milho
- 1 c s de azeite extra virgem
- 1/2 x de água à  temperatura ambiente
- folhas picadas de 2 ramos de alecrim

 (c c= colher de chá - c s = colher de sopa)







Modo de fazer:

Ligue o forno a 200°.

Junte todos os ingredientes e amasse até desgrudar das mãos. A textura fica parecida com a de massinha de modelar. Faça bolinhas e coloque em forma não untada. Asse por aproximadamente 45 min (ou até dourar como pão de queijo). Rende aproximadamente 30 pães. Você pode congelar as bolinhas cruas: coloque-as no freezer em forma aberta. Após duas horas, coloque-as em um saquinho para alimentos e mantenha no freezer até usar. Depois de assados, fiz uma pastinha com alho, azeite, sal e Becel * (http://www.becel.com.br/produtos/becel-original.aspx). Ficou tudo de bom! Use a sua imaginação e...bom apetite!




domingo, 12 de julho de 2015

Bolo de fubá com especiarias - do meu jeito!

No inverno, bolo com chá sempre vai bem, né? E, para mim, bolo de fubá tem "cara" de inverno. Adoro; porém, nenhuma receita me agradava...daí, criei essa. O bolo ficou maravilhoso, lindo e saboroso (modéstia às favas...) - e, o melhor, ultra fácil: vai tudo para o liquidificador - e eu deixei tudo bem explicadinho! Melhor, impossível! Aí vai:

Bolo de fubá com especiarias - do meu jeito
quarta-feira, 8 de julho de 2015
16:19
Ingredientes:

- 3 ovos
- 175 g* de açúcar demerara
- 175 g* de fubá
- 175 g* de farinha de trigo (mistura*** de branca e integral)
- 250 ml* de leite
- 100 ml** de óleo de milho
- 1 colher de sopa de Becel (só uso essa): http://www.becel.com.br/produtos/becel-original.aspx
- 1 colher de sopa e mel

Especiarias:

- 2 colheres de sopa de sementes de erva-doce
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de café de noz moscada
- 1/2 colher de café de cravo em pó

Por fim: 

- 1 colher de sopa de fermento em pó

Obs.: *eu usei uma caneca daquelas que todo mundo tem e medi as quantidades em g e em ml; **uma xícara de chá;  ***eu peneiro e misturo, no mesmo recipiente, 1k de farinha branca e 1k de integral e uso quando preciso.

Modo de fazer:

Ligue o forno à 200°. Unte, com Becel e farinha, uma forma redonda de buraco no meio e reserve.

No liquidificador, bata os ovos com o açúcar por 3 min. Acrescente o óleo,  a Becel e o fubá e bata até tudo estar agregado. Acrescente a farinha de trigo e o leite e bata até tudo estar agregado. Acrescente o mel e as especiarias e misture bem, sem bater. Acrescente o fermento em pó e misture bem, sem bater. Coloque a massa na forma untada e vá girando a forma. Após despejar toda a massa, dê batidinhas  no fundo da forma sobre a pia até a massa ficar uniformemente distribuída. Asse em forno a 200° por aproximadamente 45min ou até que, ao espetar um palito, ele saia seco. Desligue o forno e aguarde 5min antes de tirar o bolo. Desenforme e...devore!





quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nhoque da sorte

Caríssimos, diz a lenda que dá sorte comer nhoque no dia 29 de cada mês. A história é a seguinte: um homem muito rico estava viajando e tentando testar a bondade inerente em cada ser humano. Depois de muitas portas batidas à sua cara, uma família bem pobre o recebeu - e serviu-lhe o que tinham à mesa: nhoque. Só que era tão pouco - e eles eram tantos - que a receita rendeu sete nhoques para cada um. Quando o homem foi embora, eles encontraram moedas de ouro sob os pratos. Pelo sim, pelo não, costuma-se comer os primeiros sete grãos em pé, com uma nota de dólar sob o prato, fazendo boas vibrações e pedidos à cada garfada. Há muitas receitas de nhoque, mas, essa é vegana, ou seja todo mundo pode comê-los, e da Bela Gil. Eu fiz e deu ultra certo. Aí vai:


Nhoque de inhame

Ingredientes

Nhoque:

  • ·         250g de inhame (2 grandes)
  • ·         1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • ·         1/2 colher (chá) de sal marinho
  • ·         1/2 xícara (chá) de farinha de arroz + 1 colher (sopa)

  •       Preaqueça o forno a 200ºC.
  • Faça furos com um garfo ou faca no inhame e coloque na assadeira e deixe assar por uma hora.
  • Descasque o inhame, coloque numa bacia com sal e azeite.
  • Amasse bem.
  • Adicione a farinha de arroz aos poucos até formar uma massa consistente.
  • Coloque uma pitada de sal.
  • Separe a massa em pequenas porções e abra a massa em forma de nhoque.
  • Coloque uma panela no fogo com água, sal e um fio de azeite, deixe ferver.
  • Adicione o nhoque e retire assim que ele emergir.

 
 

o
Molho pesto:

·         1 maço de manjericão
·         1/2 maço de salsinha (eu não uso salsinha e uso queijo parmesão)

·         1 dente de alho
·         1/2 xícara (chá) de nozes
·         1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
·         1 colher (chá) de sal marinho

Molho pesto:

  1. Adicione as folhas, alho, nozes e sal no processador e triture bem.
  2. Acrescente o azeite aos poucos até virar uma pasta.
  3. Pode servir com massa integral, pão ou bolachas.

 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bolo de maçã da Cê (eu)

Caríssimos, estamos na época das maçãs e, como todo mundo sabe, essa é uma fruta bem bacana, pois dá para levar para qualquer lugar para um lanchinho "do bem", é ótima para a saúde - afinal, quem não conhece o ditado: "an apple a day keeps de doctor away" (algo como, uma maçã por dia mantém o "médico longe", ou seja, livra você de doenças)? Pois é: ela reduz os índices de colesterol, dentre outros benefícios. Então, vamos aproveitar a maçã? Quem me conhece sabe: eu amo fazer esse bolo de maçã cuja receita vou lhes passar. Então, mãos à obra!

Bolo de maçã da Cê (uma receita que vi por aí e adaptei)

Ingredientes (siga a ordem)

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar mascavo (ou demerara)
  • 1 xícara de Becel*
  • 1 xícara e meia de farinha branca e integral misturadas
  • 1/2 xícara de aveia em flocos
  • 5 maçãs
  • gotas de limão para preservar as maçãs
  • 1 xícara de uvas passas (opcionais)
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado misturado com 1 colher de sopa de canela em pó (para polvilhar a massa).

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Descasque e pique grosseiramente as maçãs (não precisa ser grosseiro, só os pedaços é que são irregulares...rs). Pingue umas gotas de limão sobre as maçãs para que não escureçam. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até que dobrem de volume (eu faço tudo no processador). Acrescente a Becel* e a farinha e bata novamente. Acrescente a aveia e uma das maçãs picadas e bata novamente. Acrescente a canela em pó e bata novamente. Em uma vasilha, coloque as maçãs restantes, polvilhe-as com farinha de trigo (se for usar uvas passas, misture-as também) e despeje a massa sobre elas. Acrescente o fermento em pó e misture tudo delicadamente. Coloque a massa em forma untada (com Becel* e farinha), dê umas batidinhas na forma sobre uma superfície plana e gire-a (a forma, não a superfície...rs). Antes de levar ao forno, polvilhe toda a superfície da massa com a mistura de açúcar e canela  (vai criar uma "casquinha" quando assar). Leve ao forno por aproximadamente 35 min ou até que, ao espetar o palito, esse saia seco. Desenforme morno e deixe com a "casquinha" para cima. Corra, senão acaba! Bom apetite!



Bolo de laranja com laranja inteira

Caríssimos, vi essa receita e fiz do "meu jeito". Deu super certo - e é facílimo (tão fácil, que fiz mesmo sofrendo os efeitos da dengue...). Bora fazer?

Bolo de laranja com laranja inteira.

Ingredientes

  • 1 laranja inteira (com casca)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar demerara (quem gosta mais doce, pode usar duas)
  • 1/2 x de óleo de milho
  • 2 colheres de sopa de Becel* (halvarina)
  • 1 xícara de farinha branca
  • 1 xícara de farinha integral
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 200º. No liquidificador, bata os ovos com o açúcar. Acrescente o óleo e bata; acrescente a Becel e bata; acrescente a laranja cortada em oito (tire apenas as sementes e bata com casca e tudo). Em uma vasilha, peneire a farinha e o fermento. Acrescente a mistura do liquidificador e misture tudo a mão, sem bater. Unte uma forma redonda com Becel* e farinha. Despeje a mistura na forma. Gire-a enquanto dá umas batidinhas do fundo da forma sobre a pia. (Dá ultra certo!). Asse por aproximadamente 30 min ou até que, ao espetar um palito na massa, esse saia limpo. Se quiser, enquanto o bolo assa, prepare uma calda com o suco de duas laranjas e duas colheres de sopa de açúcar. Deixe ferver e desligue. Desenforme o bolo morno, faça furos com um garfo e despeje a calda morna. Pronto! Eu servi sem nada, mesmo! Ah, o bolo ficou tão bom que nem deu tempo de esperar a foto - já fomos comendo...rs



terça-feira, 21 de abril de 2015

Abacate, o desprezado

O abacate é uma fruta que sofre preconceito (rs), pois as pessoas acreditam que ele engorda. Além disso, no Brasil existe o hábito de comê-lo com leite e açúcar - aí, não tem jeito...mas, além de deliciosa, é uma fruta que tem propriedades preciosas para a saúde. A lista é imensa; porém, seguem alguns benefícios trazidos pelo seu consumo: 1) sua gordura, do tipo monoinsaturada, é excelente para a redução dos índices de LDL (o colesterol ruim) e elevação do HDL (o colesterol bom); 2) é antioxidante; 3) consumido moderadamente não engorda; 4) é fonte de potássio e magnésio...e por aí vai. Que tal experimentar duas receitinhas fáceis e saborosas para acabar de vez com o preconceito? Aí vão:

1) GUACAMOLE

Ingredientes

  • 1 abacate médio - maduro, mas firme
  • 1 tomate (tipo débora) médio
  • 1 cebola média
  • 1/2 maço de coentro
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • suco de 1/2 limão tahiti
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de café de sal

Modo de fazer

Corte o abacate e o tomate em cubos, rale a cebola, pique o coentro e a pimenta (se não gostar muito picante, retire as sementes). Tempere com o azeite, o limão e o sal. Misture tudo delicadamente e prove. Corrija os temperos, se necessário. Sirva com pão pita torrado (combina muito), ou "doritos", ou torradas.

2) PATÊ DE ABACATE

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 1 cebola média
  • 1 colher de café de sal
  • azeite o quanto baste para temperar
  • gotas de limão

Modo de fazer

Bata tudo junto no processador ou no liquidificador. Deixe na geladeira por 30 min. Sirva com torradas.