quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pão integral sem glúten e sem lactose - e pode ser vegano*

Caríssimos, vi essa receita de pão sem glúten e sem lactose no site Cuecas na Cozinha e fiz do meu jeito. Os pães ficaram maravilhosos - no sabor e na textura! Na próxima, vou acrescentar algumas coisas, como castanhas ou chia ou linhaça ou alecrim picado.
(Rende dois pães de 14 fatias cada - formas de pão nº 2: 27,9 x 12,1 x 6,2)

Ingredientes:
2 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sobremesa de sal marinho
400g de farinha de arroz integral
200g de fécula de batata
50g de polvilho doce
1 colher de sobremesa de goma xantana (você compra em loja de produtos naturais) 
20 g (dois envelopes) de fermento biológico seco instantâneo
500ml de água morna
150ml de óleo de milho
2 ovos* 
(*vegano - substitua cada ovo - no máximo dois por receita - por: 1) dissolva 1 colher de sopa de semente de chia em 3 colheres de sopa de água quente e espere 10 min para usar; ou 2) misture 4 colheres de sopa de tofu até formar uma pasta e  acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó; ou 3) misture 4 colheres de sopa de purê de maçã e 1 colher de sopa de fermento em pó e junte à massa. Confesso que nunca usei...)

Modo de fazer
Unte duas formas para pão com óleo de milho e farinha de arroz. Reserve. Em uma vasilha, misture os ingredientes secos. Em outra, bata os ovos com o óleo. Acrescente a água morna (30ºC ou aquela temperatura em que você coloca os nós dos dedos dentro da vasilha e diz: tá morna...) à mistura de farinhas. Misture bem - para o fermento reagir. Acrescente os ovos batidos com o óleo e misture bem com uma colher de pau ou uma espátula até que a massa fique lisinha - sem grumos. Coloque a massa nas formas e deixe-as dentro do forno por 30 min para a massa crescer. Após esse tempo, ligue o forno a 200ºC e asse os pães por aproximadamente 45 min ou até que dourem ligeiramente. Depois de assados, desligue o forno e deixe os pães dentro dele por aproximadamente 5 min. Retire os pães do forno e, se for guardá-los, espere-os amornar (aliás, corte logo umas fatias e besunte-as com Becel ou geleia...hummmm...). Se não for consumí-los imediatamente, convém guardá-los na geladeira, pois não têm conservantes e podem estragar mais rapidamente. Caso deseje congelá-los, você pode cortá-los em fatias e colocar cada pão em um saco para alimentos - as fatias congelam e ficam separadas - e podem ser guardados por até três meses (duvido que durem...). Quando for consumir, pegue a quantidade de fatias necessárias e aqueça-as por uns 40 s no micro-ondas. Ficam como se tivessem saído do forno. Também podem ser aquecidas no forno.