quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pãozinho de cará do meu jeito: fácil de fazer, gostoso de comer! Vegano, zero glúten e zero lactose, mas...uma delícia!

Caríssimos, aí vai mais uma de minhas "artes", que acabei de inventar:


Ingredientes:

 
- 700 g de cará* cozido

- 1 cebola pequena

- 2 dentes de alho

- 1 c s de shoiyu

- 1 c café de sal marinho

- 2 c s de azeite

- 300 g de polvilho doce

- 200 g de araruta (caso não encontre, use amido de milho)

 
Modo de fazer:


Descasque e pique a cebola e o alho e refogue ambos com o shoyu e o sal. (Eu não uso óleo para refogar; portanto, vou pingando água até a cebola murchar. Então, deixo dar uma quase queimadinha e desligo). Reserve.

 
* Obs.: o cará, em São Paulo, é  aquele maior e com a casca bem escura (marrom), diferente do inhame - aquele menorzinho, com a casca mais acinzentada.

 
Descasque, corte em rodelas e cozinhe o cará até ele ficar bem macio (cerca de 45 min. Não deixe a água secar - se necessário, acrescente água quente). Espere esfriar.

 
No processador (se não tiver, e o seu liquidificador for bom, use-o), coloque  o cará,  o azeite, a cebola refogada com o alho e bata até a massa ficar como um purê. Acrescente, aos poucos, a araruta e bata. Quando terminar, repita o processo com o polvilho. Caso fique  difícil processar, pode colocar a massa em uma vasilha e terminar de amassar com as mãos. A textura da massa é a de "rejunte"...Molde os pãezinhos, coloque-as em uma assadeira sem untar e leve-os ao forno a 200° por 40 min ou até dourar. Ficou uma delícia com cottage Lacfree Verde Campo http://www.verdecampo.com.br/produtos/. Ah, a massa rendeu 40 pãezinhos. Assei 15 e congelei o resto. Depois, tirei do freezer e coloquei direto no forno, pelo mesmo tempo. Deu super certo! Para congelar, coloque os pãezinhos em uma assadeira e leve-os ao freezer, sem cobrir, por pelo menos 3 horas. Após esse tempo, retire-os da assadeira e coloque-os em saquinhos para alimentos - eles ficam congelados um a um. Depois, é só retirar a quantidade desejada e assar, sem descongelar. Hummm...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário