quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pãozinho de cará do meu jeito: fácil de fazer, gostoso de comer! Vegano, zero glúten e zero lactose, mas...uma delícia!

Caríssimos, aí vai mais uma de minhas "artes", que acabei de inventar:


Ingredientes:

 
- 700 g de cará* cozido

- 1 cebola pequena

- 2 dentes de alho

- 1 c s de shoiyu

- 1 c café de sal marinho

- 2 c s de azeite

- 300 g de polvilho doce

- 200 g de araruta (caso não encontre, use amido de milho)

 
Modo de fazer:


Descasque e pique a cebola e o alho e refogue ambos com o shoyu e o sal. (Eu não uso óleo para refogar; portanto, vou pingando água até a cebola murchar. Então, deixo dar uma quase queimadinha e desligo). Reserve.

 
* Obs.: o cará, em São Paulo, é  aquele maior e com a casca bem escura (marrom), diferente do inhame - aquele menorzinho, com a casca mais acinzentada.

 
Descasque, corte em rodelas e cozinhe o cará até ele ficar bem macio (cerca de 45 min. Não deixe a água secar - se necessário, acrescente água quente). Espere esfriar.

 
No processador (se não tiver, e o seu liquidificador for bom, use-o), coloque  o cará,  o azeite, a cebola refogada com o alho e bata até a massa ficar como um purê. Acrescente, aos poucos, a araruta e bata. Quando terminar, repita o processo com o polvilho. Caso fique  difícil processar, pode colocar a massa em uma vasilha e terminar de amassar com as mãos. A textura da massa é a de "rejunte"...Molde os pãezinhos, coloque-as em uma assadeira sem untar e leve-os ao forno a 200° por 40 min ou até dourar. Ficou uma delícia com cottage Lacfree Verde Campo http://www.verdecampo.com.br/produtos/. Ah, a massa rendeu 40 pãezinhos. Assei 15 e congelei o resto. Depois, tirei do freezer e coloquei direto no forno, pelo mesmo tempo. Deu super certo! Para congelar, coloque os pãezinhos em uma assadeira e leve-os ao freezer, sem cobrir, por pelo menos 3 horas. Após esse tempo, retire-os da assadeira e coloque-os em saquinhos para alimentos - eles ficam congelados um a um. Depois, é só retirar a quantidade desejada e assar, sem descongelar. Hummm...
 


Pãozinho de Mandioquinha - também conhecida como batata baroa

Pãozinho de mandioquinha (também conhecida como batata baroa). É vegano, zero glúten...mas, é uma delícia (rs)...

Vi essa receita no site da Bela Gil - e fiz do meu jeito...Aí vai:
quarta-feira, 8 de julho de 2015
16:56
Ingredientes:

- 500 g de mandioquinha cozida, amassada como purê (deixe esfriar)
- 250 g de polvilho doce
- 250 g de polvilho azedo
- 2 c c de sal marinho
- 1 x de óleo de milho
- 1 c s de azeite extra virgem
- 1/2 x de água à  temperatura ambiente
- folhas picadas de 2 ramos de alecrim

 (c c= colher de chá - c s = colher de sopa)







Modo de fazer:

Ligue o forno a 200°.

Junte todos os ingredientes e amasse até desgrudar das mãos. A textura fica parecida com a de massinha de modelar. Faça bolinhas e coloque em forma não untada. Asse por aproximadamente 45 min (ou até dourar como pão de queijo). Rende aproximadamente 30 pães. Você pode congelar as bolinhas cruas: coloque-as no freezer em forma aberta. Após duas horas, coloque-as em um saquinho para alimentos e mantenha no freezer até usar. Depois de assados, fiz uma pastinha com alho, azeite, sal e Becel * (http://www.becel.com.br/produtos/becel-original.aspx). Ficou tudo de bom! Use a sua imaginação e...bom apetite!




domingo, 12 de julho de 2015

Bolo de fubá com especiarias - do meu jeito!

No inverno, bolo com chá sempre vai bem, né? E, para mim, bolo de fubá tem "cara" de inverno. Adoro; porém, nenhuma receita me agradava...daí, criei essa. O bolo ficou maravilhoso, lindo e saboroso (modéstia às favas...) - e, o melhor, ultra fácil: vai tudo para o liquidificador - e eu deixei tudo bem explicadinho! Melhor, impossível! Aí vai:

Bolo de fubá com especiarias - do meu jeito
quarta-feira, 8 de julho de 2015
16:19
Ingredientes:

- 3 ovos
- 175 g* de açúcar demerara
- 175 g* de fubá
- 175 g* de farinha de trigo (mistura*** de branca e integral)
- 250 ml* de leite
- 100 ml** de óleo de milho
- 1 colher de sopa de Becel (só uso essa): http://www.becel.com.br/produtos/becel-original.aspx
- 1 colher de sopa e mel

Especiarias:

- 2 colheres de sopa de sementes de erva-doce
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de café de noz moscada
- 1/2 colher de café de cravo em pó

Por fim: 

- 1 colher de sopa de fermento em pó

Obs.: *eu usei uma caneca daquelas que todo mundo tem e medi as quantidades em g e em ml; **uma xícara de chá;  ***eu peneiro e misturo, no mesmo recipiente, 1k de farinha branca e 1k de integral e uso quando preciso.

Modo de fazer:

Ligue o forno à 200°. Unte, com Becel e farinha, uma forma redonda de buraco no meio e reserve.

No liquidificador, bata os ovos com o açúcar por 3 min. Acrescente o óleo,  a Becel e o fubá e bata até tudo estar agregado. Acrescente a farinha de trigo e o leite e bata até tudo estar agregado. Acrescente o mel e as especiarias e misture bem, sem bater. Acrescente o fermento em pó e misture bem, sem bater. Coloque a massa na forma untada e vá girando a forma. Após despejar toda a massa, dê batidinhas  no fundo da forma sobre a pia até a massa ficar uniformemente distribuída. Asse em forno a 200° por aproximadamente 45min ou até que, ao espetar um palito, ele saia seco. Desligue o forno e aguarde 5min antes de tirar o bolo. Desenforme e...devore!