sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Bolo de Mel (lekach) - Receita da Rachel Kaufman

Caríssimos, abrindo as comemorações de Rosh Hashaná, fiz um bolo de mel (lekach), que é sem lactose mas contém glúten. Eis a receita (da minha sogra, Rachel Kaufman):

Bolo de Mel

Ingredientes: 

3 ovos (separe claras e gemas) 
1/2 copo de óleo (eu uso de milho
1/2 copo de Becel
¾ copo de mel
¾ copo de café forte (e frio)
1 copo de açúcar demerara
3 copos de farinha de trigo (eu uso 1 e 1/2 de branca e 1 e 1/2 de integral)
1 colher de sopa de fermento
1 colher de café de cravo em pó
1 colher de sopa de canela em pó a gosto é opcional, mas eu amo)
Se desejar acrescente, amêndoas, nozes, castanhas...

Modo de fazer:

Acenda o forno a 200ºC. Unte, com Becel e farinha de trigo, uma forma redonda, de buraco no meio. Reserve. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira (ou na mão), junte as três gemas e o açúcar e bata até dobrar de volume (a  mistura fica bem clarinha). Acrescente o óleo, a Becel e metade da farinha e bata até agregar. Acrescente o café, o mel e o restante da farinha e bata até agregar. Junte, sem bater, as passas (passe-as antes em um pouco de farinha, para não ficarem só no fundo), as castanhas, a canela, o cravo e o fermento e misture bem. Acrescente as claras em neve e misture lentamente, Coloque a mistura na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 35 min., ou até que, ao espetar o palito, ele saia limpo. Bom apetite! Shaná tová umetuká! Que seu ano novo seja bom e doce!





terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten - uma perdição! E pode ser vegano*

Dia desses, deu uma vontade louca de comer bolo de chocolate. Encontrei uma receita da Rita Lobo e adaptei. Fiz como nessa receita, que segue, sem glúten e sem lactose. Ficou uma delícia - e o "pior": a cobertura é de brigadeiro! Ficou com vontade? Vamos lá:

Ingredientes (bolo):

- 3 ovos (claras em neve)*
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de chocolate em pó (para ser sem lactose e sem glúten, uso o chocolate em pó DOIS FRADES, da Nestlé: https://www.nestle.com.br/site/marcas/nestle/chocolate_em_po/chocolate_em_po_soluvel.aspx)
- 1/2 xícara de óleo de milho
- 1/2 xícara de Becel (http://www.becel.com.br/produtos/becel-original.aspx)
- 1 xícara de água
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 1 colher de sopa de goma xantana (encontrada em casas de produtos naturais - necessária para dar liga em massas sem glúten)
- 1 colher de sopa de fermento

(se você quiser, pode usar, em vez da farinha de arroz, farinha de trigo, só que, aí, conterá glúten)

Ingredientes (cobertura):

- 1 lata de leite condensado ( eu uso Nolac, zero lactose: https://www.itambe.com.br/portal/produtos/marca/9)
- 1 colher de sopa de Becel
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó Dois Frades)

Modo de fazer (cobertura):

Misture os ingredientes e, em fogo baixo, mexa até atingir a consistência de brigadeiro (uns 10 minutos). Utilize morno sobre o bolo.

Modo de fazer (bolo):

Aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma redonda, com buraco no meio, usando 1 colher de sopa de Becel e aproximadamente uma colher de sopa de farinha de arroz. Reserve. Bata as claras em neve e reserve (eu fiz tudo na batedeira, mas você pode fazer à mão). Em outro recipiente, bata as gemas e o açúcar até dobrar de volume (uns 5 minutos). Acrescente a metade do óleo, metade da Becel, metade da água, uma xícara de farinha e bata. Acrescente o chocolate em pó e o restante dos ingredientes e bata até agregar. Fora da batedeira, acrescente as claras à massa e misture delicadamente até agregar. Acrescente o fermento em pó e misture. Coloque a massa e dê batidinhas no fundo da forma, enquato a gira. Leve a massa ao forno e deixe por aproximadamente 30 min. ou até que, ao espetar o palito, ele saia seco. Deixe esfriar, desenforme e cubra com a cobertura morna. Perdição!










* (se você é vegano, uma colher de sopa de chia e três colheres de sopa de água quente equivalem a um ovo. Coloque os ingredientes num recipiente, aguarde uns dez minutos até engrossar e use. Convém substituir no máximo dois ovos. Confesso que nunca tentei.)

Receita de chalá

Caríssimos, bom dia. Atendendo a pedidos, acabo de criar um blog para publicar minhas receitas; porém, antes preciso saber como...rs. Cozinhar é fácil, difícil é entender como lidar com o blog. Bem, vou tentar...e começo publicando a receita da chalá, pão judaico trançado. Aí vai:

Ingredientes

  • 3 x de farinha de trigo branca
  • 3 x de farinha de trigo integral
  • 1 x de açúcar (eu uso o demerara)
  • 4 ovos (para a massa)
  • 1 gema (para pincelar)
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 x de óleo (eu uso o de milho)
  • 1/2 x de Becel* (é a que eu uso. Pode ser manteiga, mas aí não é parve...)
  • +/- 300 ml de água morna
  • 20 g (2 envelopes) de fermento biológico seco.
Modo de fazer

Peneire as farinhas em uma vasilha e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até a mistura dobrar de volume. Acrescente 1 x da farinha, metade do óleo (1/4 de x) e metade da Becel* e bata. Continue a operação até acabar o óleo e a Becel; então, acrescente 1/2 x de água morna. Na farinha que sobrou na vasilha, acrescente o fermento sem hidratar (eu uso o Fermento Biológico Seco Instantâneo - Fleischmann). Junte a mistura da batedeira à farinha restante e acrescente 1/2 x de água morna. Amasse até que toda a farinha esteja agregada (acrescente mais água, aos poucos se necessário. A quantidade de água depende da qualidade da farinha. Eu uso farinha Renata branca e Dona Benta integral). Em uma superfície polvilhada com farinha, sove a massa até que ela se desgrude das mãos. Unte toda a massa com um colher de sobremesa de óleo e devolva-a à vasilha, que deverá ser coberta e reservada por 30 min. Após, separe a massa em duas (rende dois pães); depois, com cada uma, faça seis rolos e trance-os; depois, coloque os pães em formas untadas e enfarinhadas e deixe-os crescer por mais 30 min. Pincele-os com a gema e polvilhe-os com gergelim. Asse-os em forno médio pré-aquecido (+/- 200º) por aproximadamente 30 min ou até dourarem. Bom apetite!